Dicas de como limpar suas semijoias!

Pulseira com banho de ouro 18k com detalhes em perolas. Confira nossas dicas para limpar semijoias.

Para manter a vida, a qualidade e o brilho de uma semijoia é preciso saber exatamente como fazer a limpeza e manutenção das peças. Uma boa higienização serve para muita coisa e pode, até mesmo, recuperar algumas semijoias que estão abandonadas por terem perdido, temporariamente, sua beleza.

Como fazer para tirar aquela cor apagada da semijoia?

Veja as dicas a seguir e perceba que, com procedimentos muitos simples, você pode ter um acessório bonito e qualificado!

Dicas de como limpar sua semijoia:

1 – Utilize água quente, mas não fervendo; e sabão de coco, que pode ser líquido ou em barra. Deixe sua semijoia de molho na mistura de água quente com sabão de coco.

2 – Após 15 minutos, retire a peça e lave-a com água corrente e fresca, removendo todo o sabão.

3 – Utilize bicarbonato de sódio em pouca quantidade e uma escovinha que tenha cerdas macias para não machucar a peça, e faça a limpeza total, não esquecendo dos cantinhos, buraquinhos, desenhos e outras curvas.

4 – Após essa etapa, deixe a peça mais uma vez em água limpa e corrente, em temperatura ambiente, para que todo o bicarbonato de sódio seja retirado.

5 – Para secar a peça, utilize um secador de cabelo ou qualquer tecido feito exclusivamente de algodão.

6 – Com uma flanela específica para joias, limpe a peça uma última vez e o procedimento já estará finalizado

Como limpar semijoias banhadas e folheadas

Para cuidar especificamente de peças banhadas e folheadas, é preciso adotar algumas técnicas simples, que vão dar realce às características da semijoia, fazendo constantemente a recuperação do brilho e do viço do material.

Semijoias de ródio, paládio, estanho e ouro devem receber um banho de uma composição simples, feita de água quente e bicarbonato de sódio. A peça deve ficar de molho por poucos minutos, pois a reação do bicarbonato de sódio vai promover a recuperação do brilho do acessório.

Nunca deixe a peça fervendo com água e outros produtos, como detergentes e cloro. A temperatura elevada, assim como outros agentes reativos, pode danificar definitivamente sua semijoia.

Para materiais folheados em prata é importante adotar produtos de limpeza oferecidos no mercado, sempre seguindo as orientações das embalagens. Quando a semijoia for banhada a ouro ou tiver detalhes de prata envelhecida, sua limpeza deve ser feita com o uso de algodão seco. Basta passar levemente o algodão sobre a peça.

Como limpar semijoia com pedras

Se a sua semijoia é feita com peças que dão um estilo diferenciado ao acessório, como vidro e strass, a limpeza deve adotar alguns procedimentos de preservação. Neste caso, uma escova muito macia deve ser utilizada para que a peça seja limpa com o uso de água morninha e sabão do tipo neutro. Muito cuidado ao esfregar a peça com a escova!

Após a lavagem, seque de uma maneira que não esfregue o material. Se sua semijoia possui pérolas ou similares, como as lindas madrepérolas, a limpeza pode ser feita tanto com algodão seco, como com uma flanela. Essas peças também podem ser lavadas, somente com água e sabão neutro. Neste caso, as peças não precisam ficar de molho.

Que tal dar uma olhadinha também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.