Limpar semi joias com pasta de dente: dica útil ou mito perigoso?

Hoje, nós vamos falar novamente de um assunto que faz toda a diferença para quem ama semi joias como a gente: o jeito certo de limpar e conservar as peças da nossa coleção.

Antes, vale lembrar que nós já publicamos várias dicas no Blog da Maria Vittoria sobre esse assunto: aqui e também aqui e ainda aqui. Muita gente costuma acessar o nosso Facebook para comentar e trazer outras dicas ainda mais criativas para deixar as semi joias sempre novas. Uma das que mais aparecem aqui é lavar a semi joia com pasta de dente (ou gel dental).

Mas será que isso vale a pena, mesmo? Ou será que é mito? A nossa equipe ficou encucada e decidiu verificar essa história com mais cuidado….

Conhecendo a semi joia – e a pasta de dente

Em primeiro lugar, vale lembrar que a semi joia é uma peça delicada e frágil. Diferente da joia, que é 100% feita com metais nobres e pedras preciosas, a semi joia traz um banho de ouro ou prata sobre uma base metálica, além de resinas e outras substâncias químicas que ajudam a fixar o banho e realçar o brilho da peça.

E aí está o primeiro ponto que exige atenção: ao lavar sua semi joia, sempre dê preferência para substâncias que não danifiquem a camada protetora do banho. Isso significa evitar água sanitária, ácidos, materiais de limpeza pesada e substâncias abrasivas.

Falamos em substâncias abrasivas? Pois é: a maioria das pastas de dente traz pelo menos duas substâncias abrasivas. Uma delas é o Carbonato de Cálcio, que faz uma espécie de “esfoliação” nos dentes durante a escovação. A outra é o Bicarbonato de Sódio, levemente alcalina, que cumpre o mesmo papel e ainda regula a acidez da boca, combatendo o mau hálito.

Isso significa que a pasta de dente danifica as semi joias? Não exatamente. Na verdade, essas duas substâncias abrasivas aparecem em quantidades muito pequenas. Caso contrário, elas machucariam a nossa boca. Se você lavar sua semi joia com pasta de dente uma ou duas vezes, é bem provável que nada de ruim acontecerá com ela. Aliás, muita gente faz isso e tem resultados muito bons!

Mas fique atenta: essa dica não deve ser usada sempre. Com o uso recorrente, as substâncias abrasivas da pasta de dente podem desgastar a proteção do banho da sua semi joia. E este é o primeiro passo para perdê-la.

Num primeiro momento, a peça pode até ficar bonita e reluzente. Mas, com o tempo (e com as novas aplicações do gel dental), ela tende a escurecer ou perder o brilho. 🙁

Na dúvida, a gente recomenda cautela: o bom e velho sabão neutro e água corrente, seguido de um bom trato com o secador de cabelos (no modo frio). Pasta de dente, só em casos mais extremos, certo?

Que tal dar uma olhadinha também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.