Outubro Rosa: o que é mito ou verdade sobre o câncer de mama?

O Outubro Rosa já faz parte do calendário oficial da Maria Vittoria. Todos os anos, nossas consultoras e funcionários entram no clima de conscientização e prevenção dos diferentes tipos de câncer de mama – sim, existem vários!

Segundo o Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, ligada à Organização Mundial da Saúde, 1 a cada 4 tipos de câncer que afetam mulheres é de mama. É o segundo mais comum em pacientes do sexo feminino – em compensação, é também o que mais mata. Em média, são mais de 14 mil mortes por ano só no Brasil!

Para prevenir esse mal, o primeiro passo é fazer o autoexame. Trata-se de um procedimento simples, que pode ser feito em casa, e que ajuda a diagnosticar mais de 66% dos casos. E o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar a doença.

Se você está saudável, parabéns! Ajude a gente a divulgar para o maior número possível de mulheres a importância de prevenir. E fique atenta aos mitos e boatos: muitas vezes, a desinformação agrava o problema ou atrasa o tratamento adequado.

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Abaixo, a gente reproduz uma série de mitos e verdades sobre o câncer de mama, conforme o site Batalhadoras, que traz uma série de dicas e informações de conscientização. Confira:

“O uso frequente do sutiã aumenta o risco de câncer de mama” – MITO. Nenhum contato com o tecido do sutiã ou compressão da mama aumenta o risco de câncer. Alterações e crescimento desenfreado das células mamarias são mudanças em âmbito celular e não têm relação com compressão.

“Seios pequenos aumentam a possibilidade de câncer de mama”MITO. Não há nenhuma relação com o tamanho das mamas.

“A obesidade contribui para o surgimento do câncer” VERDADE. A obesidade pode estimular as células da mama e gerar um tumor. A gordura periférica do corpo pode ser transformada em hormônio feminino, e a estimulação pelo hormônio produzido pelo próprio corpo pode aumentar as chances de estimular esse crescimento celular irregular.

“O uso frequente de desodorante antitranspirante aumenta o risco de câncer”MITO. Não existe nenhum estudo comprovando que o uso de desodorante aumente a incidência na formação de tumor.”

“Implantes de silicone aumentam o risco de câncer”- MITO. Não há comprovações de que a inserção da prótese de silicone gere a doença. O que pode ocorrer é a prótese dificultar a visualização da mama no momento da mamografia.

“Pancadas no seio aumento o risco de câncer” MITO. Uma pancada no seio pode causar um hematoma ou algum processo inflamatório, mas não aumenta o risco de tumor.

“O exercício físico diminui o risco de câncer de mama” VERDADE. Estudos comprovam que a atividade física regular após o tratamento do câncer de mama reduz em 20% as taxas de recidiva.

Mais informações no portal Batalhadoras.

Que tal dar uma olhadinha também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.