Pérolas: como cuidar e limpar

Super delicadas e muito mais sensíveis que o ouro, as pérolas precisam de limpeza frequente e cuidado especial. Para higienizá-las, esqueça os banhos em água fervente ou a boa e velha pasta de dente, que podem danificar a peça. O ideal é seguir o passo-a-passo abaixo para manter as peças sempre lindas. As dicas aplicam-se a todos os tipos de pedra.

Sem escova e abrasivos
Pérolas são sensíveis. Por isso, nada de usar álcool e outros produtos que contenham ácidos na formulação. A maneira mais fácil de limpar a pérola é com um pano levemente umidificado em água e sabão líquido neutro.

Friccione delicadamente o pano em toda a peça: nos fechos, elos e aberturas. Lave em água corrente para retirar todos os resíduos de sabão – e seque com outro pano bem seco. Lembre-se: secador de cabelos só é indicado para semi joias sem pedras.  

Uma ou duas limpezas por mês (dependendo da frequência do uso) são mais que suficientes para manter sua peça linda!

Como cuidar?
Coloque sua semi joia depois de terminar a make. O mesmo vale para perfumes, cremes hidratantes e protetor solar. É quase imperceptível, mas a superfície da pérola é porosa. Exposta a esses itens, pode acumular partículas de sujeira.

Expor as pedras ao sol também pode ser danoso. Evite usá-las na beira da praia ou da piscina. E fique atenta ao suor – é outro perigoso causador de manchas.

Para finalizar, uma regra que faz toda a diferença: após cada uso, limpe a semi joia com uma flanela seca para tirar poeira e outros agentes que podem riscar a peça.

Como guardar
Opte por saquinhos de tecido macio, como veludo ou camurça. Se preferir, armazene as pérolas naquelas caixinhas com compartimentos individuais. O importante é deixá-las a salvo de atritos e arranhões.

E atenção: todas as pedras, em especial as pérolas, desidratam se ficam muito tempo guardadas. Por isso, limpe e cuide, mas não se esqueça de usar muito suas pérolas por aí!

Que tal dar uma olhadinha também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.